CONCEITO?!

13 04 2010

Se eu disser que a ideia de criar esse blog começou junto com a faculdade, eu estaria mentindo. Mas, se eu disser que ela nasceu de uma das várias histórias da faculdade, não! Nesse caso, a história de que TUDO tem que ter, obrigatoriamente, um conceito!

Eu me lembro da cena como se fosse ontem. Era uma aula de Metodologia de Projeto, em que a gente tinha que fazer cartazes para as Olimpíadas de Atenas. Isso mesmo, os Jogos Olímpicos de 2004, faz um tempinho já! Estava todo mundo concentrado, quando a professora se virou para uma amiga e perguntou:

– Mas me diga, qual o conceito?!

Silêncio.

– Qual o conceito!?  – insistiu a professora.

Então, minha amiga subitamente respondeu:

– PROFESSORA, NÃO TENHO CONCEITO!

O choque da professora foi tão grande que ela se virou outra vez e foi embora. Naquela hora, eu ainda não sabia a real importância de um conceito. Na verdade, nem naquela e nem em muitas outras, porque a professora ainda insistia, sempre nos questionando sobre o maldito conceito das coisas!

Foi, então, que há alguns dias, presa no trânsito, pensando na minha pesquisa de mestrado, na reunião que eu tinha acabado de fazer, nos carros que não andavam… eu tive insight. Um insight depois de quatros anos da faculdade achando que o “conceito” era desnecessário e que ele poderia ser criado depois do trabalho estar pronto. Que vergonha! (risos!)

De uma hora pra outra, o “conceito” passou a fazer parte de mim, como uma peça de Lego se encaixando na outra. Acho que nunca tive um momento desses na vida e, pelo visto, não terei outro tão cedo. Aí, me questionei:

POR QUE a arte, o design, as coisas legais e diferentes, não são para todos?! POR QUE a maioria das pessoas julga tudo isso como inacessível? Para poucos?!

O meu objetivo, ou melhor, o conceito do meu blog é tenta trazer esse mundo de arte, design e coisas novas para perto da sua realidade, da sua casa, do seu dia-a-dia.

Portanto, entre, puxe uma cadeira e sinta-se à vontade para ler, divulgar, comentar e quem sabe aprender alguma coisa nova! Ou até mesmo ensinar algo novo! Estamos aí!

Ações

Information

3 responses

14 04 2010
Luiza

Isso é td baboseira uhahuahua
love u ju!

14 04 2010
Eduardo Santos

Olá Ju,

Uma dica de quem é da área de informática e tem que lidar com isso o tempo inteiro: quando você fala acessibilidade, a ideia que passa é a inclusão de portadores de necessidades especiais (veja a Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acessibilidade). Tanto que imaginei que seu trabalho fosse sobre isso, e me causou um interesse muito grande. Imagina? Arte para cegos?

Para evitar esse tipo de problema e focar no fato de as pessoas não terem acesso a arte de qualidade, o que me parece ser o tema de sua pesquisa, sugiro a mudança do tema para algo como arte inclusiva, por exemplo.

Espero ter ajudado.

Beijos

26 04 2010
Flávia

Ok Ok! me idenfiquei com essa aula!
O conceito veio depois oras! ehehe

Adorei o novidade

bjo

Deixe um comentário

