Os vários significados de uma palavra…

14 04 2010

Hoje eu recebi um comentário a respeito do nome do blog. Achei muito legal que veio de alguém com quem eu não falo há anos… Mas a questão e dúvida que ficou na minha cabeça, são os vários significados da palavra acessível e acessibilidade!

Se pegarmos o significado do dicionário Michaelis para a palavra acessível, encontramos o seguinte:

a.ces.sí.vel
adj m+f (lat accessibile) 1 De fácil acesso. 2 A que se pode chegar; aproximável. 3 Que se pode alcançar, conseguir ou possuir. 4Compreensível, inteligível. 5 Que permite o deslocamento das diferentes armas com facilidade.

Partindo dessa definição, gostaria de colocar aqui, que a palavra acessível não é apenas utilizada para se referir a pessoas com algum tipo de necessidade especial. Ela é sim utilizada para isso TAMBÉM. Mas não podemos generalizar e abandonar os outros significados e utilizações da palavra.

Dentro das definições do dicionário, a que eu mais gostei, foi a número 5. Não, eu não sou terrorista sanguinária, nem contra a lei do desarmamento, não me entendam dessa maneira!

Mas podemos fazer uma analogia dessas armas citadas na definição, com a arte. Por que não, deslocar a arte com facilidade? Por que não trazer a arte e a cultura para perto da gente?! Por que não nos aproximar de culturas distantes e diferentes da nossa? E por que não mostrar um pouco de nós para o mundo?

Por isso, tente se fazer compreender, se permita ser aproximável! E tudo isso, quer dizer, SEJA acessível! E isso serve para mim também!

Até!

Ações

Information

Deixe um comentário

