Arte por aí: Israel

1 05 2010
Esse mês (dia 15) o Estado de Israel completa 62 anos de existência, entâo pensei em contar um pouco dessa cultura que muita gente não conhece e talvez ainda não tenha ouvido falar!
A arte israelense, propriamente dita, começou junto com a ideia de criação do estado judeu. No começo do século XX. Muita gente nem sabe, mas Israel possui uma das grandes escolas de Artes e Design,  a Bezalel,  que hoje faz parte da Universidade Hebraica de Jerusalem; é possível encontrar a arte Israelense principalmente nos museus das 3 maiores cidades do Estado: Jerusalém, Tel Aviv e Haifa.
Hoje eu vou falar melhor do principal museu, que foi o que eu conheci da primeira vez que eu fui pra lá: O museu de Israel. Localizado em Jerusalém, é o maior e mais importante museu do estado. Possui várias alas que exibem achados arqueológicos, arte do século XX, impressionista, sul-americana e uma ala dedicada a juventude e no jardim, entre as alas, existem algumas esculturas.
Mas o grande destaque do museu é a ala que fica separada, onde estão os pergaminhos do Mar Morto. O prédio é branco e possui um telhado em formato de cúpula, relembrando  o formato das tampas dos recipientes de barro onde os pergaminhos foram encontrados.
O museu é enorme, e eu não consegui ver todas as alas, lembro que fui na escultura “ahava” que significa amor, e é como as esculturas “love” das outras cidades do mundo, só que em hebraico.
Os jardins são uma delícia, e eu me lembro de umas cadeiras em formato de mão, muito legais para sentar!!!! Também tem algumas arvores que são citadas na bíblia, mas confesso que não lembro os nomes.

Pra quem se interessa, ou vai pra Israel, vale a pena passar por la! Mas se você não tem planos de ir pra Israel tão logo, pelo menos você pode dar uma olhadinhas nas fotos!
Também tem o museu da Diáspora, que também é muito legal e o museu dos Tanques… mas isso é pra uma outra conversa…
Ações

Information

One response

4 05 2010
Regina

que lindo, parece um lugar mágico!

Deixe um comentário

