Pra levar no bolso

2 06 2010

(depois de um milenio sem atualizar…quem é vivo sempre aparece!)

A minha história de amor com sketchbooks, remete diretamente à minha infância. eu sempre gostei de papelarias, cadernos, canetas e afins. Quem me conhece, sabe. Quem nao me conhece, pode imaginar. Eu lembro perfeitamente do dia que eu realmente conheci o maravilhoso mundo dos sketchbooks, e me apaixonei, era uma lojinha pequena, bem coisa de designer mesmo, tinha aqueles lápis que são de grafite inteiriços, sem o revestimento de madeira, milhares de modelos de papel, coloridos, com textura e infinitos sketchbooks. Me apaixonei tanto que na hora já comprei e em seguida comecei a criar alguns modelos do jeito que eu queria! O fato é que os cadernos sem pauta, com folhas brancas ou creme e talvez um pouco texturizadas na cor creme são práticos para quem quer fazer anotações curtas, desenhos, etc.

O sketchbook mais famoso é o Moleskine uma marca de caderninhos italiana, inspirada no tecido moleskin, utilizado nos cadernos de rabiscos de grandes artistas da história. Os atuais são com capa de papel cartão, revestidos com um material impermeável, o que no meu caso é extremamente importante! E o mais legal: eles estão voltaram à moda! Principalmente porque o escritor Bruce Chatwin descreveu os cadernos de nota que ele utilizou em suas várias viagens.

What is Moleskine? ( mol-a-skeen’-a)
MOLESKINE is the legendary notebook that has held the inspirations and ideas of everyone from Van Gogh, Picasso and Hemingway to famed author, Bruce Chatwin. Artists, authors, and geniuses of all variety have long appreciated the simplicity and superior functionality of these notebooks.” –
MOLESKINE é o legendário caderno de anotações que guardou as inspirações e idéias de todo mundo, de Van Gogh, Picasso, e Hemingway e do famoso autor Bruce Chatwin. Artistas, autores e genios de todas as áreas há bastante tempo a simplicidade e funcionalidade superior desses cadernos.

Existem por aí alguma papelarias especializadas, aqui em Curitiba eu gosto muito da Lou Papeterie a primeira papelaria boutique de Curitiba (que inclusive fez aniversário semana passada!) e que, claro, não tem apenas sketchbooks, e é uma verdadeira perdição (pelo menos pra mim)!!!

Fuçando por aí, descobri o Atelier Machado em Sampa. Eles fazem sketchbooks, muito semelhantes aos moleskines, porém com um preço beeeem mais acessível! Sim, porque esse é o grande detalhe do Moleskine: o preço. Enfim, falando do Atelier, os sketch’s são muito lindinhos, tem vários modelos e é de deixar qualquer um babando!

Eu recomendo para todo mundo, mesmo se você não sabe desenhar… escrever, rabiscar… é a melhor maneira de colocar aquilo que você tá sentindo pra fora. e cada um tem seu jeito! E com certeza, é só procurar que você encontra um que seja a sua cara!


Ações

Information

2 responses

2 06 2010
Nataly

Eu bem sei o “parto” que foi pra dona Juliana escolher o caderno e o sketchbook pro mestrado! Mas também me declaro culpada! Caderninhos, agendinhas, qualquer coisinha bonitinha de escrever também são o meu ponto fraco! Quem nunca teve aquela dúvida na hora de comprar uma agenda pro ano seguinte?
Sempre tive muitos, nunca usei eles até o final e tenho alguns em branco que ainda não tive coragem de usar, comprados em surtos consumistas em livrarias de aeroporto! hahahaha…
Com todo esse meu gosto por caderninhos do tipo Moleskine tenho uma lista enorme de caderninhos que eu quero comprar. No site da loja.papeteriechic.com.br dá vontade de comprar tudo, e os preços são bem mais amigos do que os moleskines originais!
Pros geeks, tem um app pro iPhone, o blackBook (kenleewrites.com), que tem o mesmo espírito de um Moleskine! Você pode colocar fotos no meio das anotações, e a página é pautada, super fofa!

3 06 2010
Fran

Jornalistas também tem quedinhas por caderninhos de anotações. Eu estou deixando de ser jornalista, mas papel e caneta na bolsa continuam sendo indispensáveis. Fico só babando (no sentido figurado, pra não estragar) nos moleskines e similares =)

Deixe um comentário

