Pra dobrar, amassar…

4 06 2010

Papel. Aquele que você fazia barquinho, chapéu de soldado, desenhava… o Chamequinho! Colocaria minha mão no fogo ao dizer: Ninguém sobrevive sem papel. Será mesmo?!

O papel que eu vou falar hoje, nao é esse, do nosso cotidiano. É o papel colorido, texturado, diferente. Aquele papel de convite, com brilho. O papel especial.

Papéis Fedrigoni - marca Italiana

Mas o ponto principal é: leigos, não sabem o melhor tipo de papel para uma situação específica! Então, eu vou tentar ajudar, nem que seja um pouquinho! Vou começar falando das técnicas de impressão que você pode, um dia vir a utilizar:

DIGITAL: utiliza impressoras jato de tinta ou a laser. É  a técnica que permite que você imprima modelos unitários, de acordo com a necessidade.

OFFSET: é hoje um dos principais métodos de impressão de grandes tiragens. quantidades abaixo de 1000 unidades acabam ficando muito caras nesse processo, que se torna barato na medida que você aumenta a quantidade!

RELEVO AMERICANO: é a impressão usada em convites de casamento, formatura, 15 anos… que dão aquele aspecto “levantadinho”no texto, sem marcar o verso do

GRAMATURA: a gramatura do papel, é o peso dele em gramas, por metro quadrado. Uns são mais finos e outros mais grossos, na hora que você for escolher, não leve em consideração apenas o preço (quando aumenta a gramatura, o preço sobe, consequentemente) e sim a utilidade que esse papel vai ter. Ele vai virar envelope? vai ser miolo de um caderno, livro, agenda, publicações em geral? cartão de visitas? cardápio? folder? podem ser infinitas as opções… O mais importante é lembrar como você se sente ao pegar um cardápio (por exemplo) todo molenga, meio amassadinho? é ruim né? Ou então, um convite de casamento no mesmo esquema? “Ah, mas eles tão economizando ATÉ no papel do convite!” e assim vai… O principal aqui é, quanto maior a gramatura, mais firme é o papel!

TEXTURA: o papel texturado, é o papel que você consegue sentir. Dá vontade de ficar brincando e passando o dedo pra sentir as ruguinhas, dobrinhas, linhas em relevo… Aqui podemos citar os martelados, gofrados. São os papéis que eu recomendaria para fazer um envelope de convite e até mesmo o interno, ou uma capa. A única coisa, é que alguns papéis texturados não foram feitos para receber impressão.Então, na hora de comprar é sempre bom perguntar para um técnico (normalmente os vendedores sabem dizer, se não, designers sabem!).


TRANSPARÊNCIA: os papéis transluscidos são popularmente conhecidos como vegetais. Eles são um pouco transparentes, alguns com brilho, outros opacos. Dão um toque bem legal pra qualquer material, só não pode abusar muito! “O menos é mais!” Na hora de imprimir, existem algumas regrinhas, como a umidade da sala, o tipo de tinta utilizada ( no caso da impressão offset) entre outros detalhes, mas para a impressão digital, é tudo OK, bem simples de imprimir!


Existem inúmeras linhas, de várias marcas, com muitas opções para escolher, um mais lindo que o outro! Infelizmente eu nao vou nem conseguir falar de todas, até porque não conheço todas… Então, vou falar só de uma!

COLOR PLUS: os papéis color plus são muito conhecidos, talvez você só não saiba que o nome deles é esse! Os de cores fortes são muito conhecidos. Aqui, o único detalhe é lembrar que quando a impressão for digital, nao adianta muito comprar um color plus pretão e tentar imprimir em branco, porque provavelmente você não vai conseguir ver nada! Mas os papéis da linha plus são os que melhor aceitam técnicas de impressão!

É isso aí! Será que ajudou, ou só confundiu ainda mais?! =)

Anúncios

Ações

Information

One response

4 06 2010
deveriaestardormindo

Quem aqui de Curitiba nunca esteve na Inventário ou na falecida Madeng e fez a festa para um trabalho da facul, ou pra um cliente mesmo que atire a primeira pedra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: